Têm sido feitas algumas referências pelo actual Executivo do PS sobre a indisponibilidade de recursos financeiros da autarquia afirmando-se, nomeadamente, que a CDU deixou os cofres do município “vazios”. Sobre este assunto, sem prejuízo de outras posições que venhamos a considerar necessário assumir no futuro, entendemos tornar pública a seguinte posição:
1º Os eleitos do Partido Socialista na Câmara Municipal não podem queixar-se de desconhecimento da realidade já que é uma obrigação do Presidente da Câmara, em cada sessão da Assembleia Municipal, dar conhecimento da situação financeira da Câmara, tendo-o feito em sessão realizada sensivelmente a um mês das eleições, como o fez trimestralmente em todas as Assembleias Municipais anteriores; os Relatórios de Actividade e Contas de Gerência de cada ano foram aprovadas em Assembleia Municipal, como é de lei; todos os empréstimos foram aprovados em reunião de Câmara e Assembleia Municipal, na generalidade dos casos, também com os votos favoráveis do PS e tiveram o visto do Tribunal de Contas.
2º A gestão autárquica não deve ser feita em função de ciclos eleitorais mas ter em conta a resposta às necessidades das populações. Foi essa a nossa perspectiva e postura e, por isso, apesar do anterior mandato ter decorrido num período de crise que afectou e afecta o país e as autarquias, também a de Beja, sobretudo ao nível da quebra das receitas próprias, o Executivo CDU fez investimentos tendo em conta a situação financeira não deixando contudo de realizar um conjunto significativo de obras (renovação do Parque escolar nas Freguesias Rurais, início de construção dos três Centros Escolares da cidade, conclusão e entrada em funcionamento do Centro Social do Lidador, construção de casas mortuárias na cidade, repavimentação dum número significativo de arruamentos em toda a cidade e nas Freguesias rurais, arranjos urbanísticos num conjunto de pracetas na cidade, prolongamento da ciclovia, reabilitação e construção de equipamentos desportivos, vários arranjos paisagísticos, entre outras).
3º É necessário ter presente que o QREN arrancou, na prática, em 2009 e, ter em carteira e nalguns casos em execução, um conjunto de projectos é condição indispensável para o aproveitamento dos financiamentos comunitários.
4º Qualquer município face à situação actual debate-se com dificuldades financeiras, a menos que não faça investimentos e entre em regime de gestão corrente o que não seria nunca a nossa opção pois dispor de recursos, oportunidades de financiamento e não os aproveitar seria a todos os títulos uma atitude reprovável;
5º A CDU orgulha-se de ter no anterior mandato concretizado um número significativo de projectos e obras, de ter iniciado outros agora em curso e de ter elaborado um conjunto de projectos e candidaturas já com garantia de financiamentos comunitários que, globalmente, contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população do concelho e a valorização de Beja como pólo supramunicipal.
Manifestamos a nossa condenação às posições alarmistas e infundadas do actual Presidente da Câmara e sua equipa que mais não visam que preparar a população do concelho para o incumprimento de promessas eleitorais feitas pela equipa do PS na Câmara, que não olhou a meios para retirar a gestão da Câmara à CDU, procurando transferir para outros responsabilidades que apenas cabem aos eleitos do PS.
Esperemos que as referências proferidas pelo Sr. Presidente da Câmara e respectiva equipa não se destinem, desde já, a preparar a opinião pública para promessas que sabe e sabia nunca poder cumprir.
Considerações sobre declarações recentes relativamente aos trabalhadores do Município
As graves declarações feitas recentemente são entendidas pelos eleitos da CDU como um prenúncio de que poderão ser desencadeados procedimentos persecutórios, em desrespeito com promessas eleitorais feitas, as quais referiam inteira disponibilidade para trabalhar com todos, reafirmadas já depois das eleições em reunião geral com os trabalhadores da autarquia.
Assim, os eleitos da CDU na Câmara Municipal reiteram toda a disponibilidade e não pouparão esforços para continuar a assegurar a defesa de um projecto autárquico que vise a melhoria da qualidade e das condições de vida da população do Concelho e a defesa dos direitos dos trabalhadores da Autarquia.
Informamos que a breve prazo, iremos divulgar um conjunto de acções que procurarão manter um contacto regular com os munícipes. Para qualquer assunto poderão os interessados contactar individualmente qualquer dos eleitos da CDU na Câmara ou através de correio electrónico para o email: vereadorescdubeja@gmail.com.
Beja, 12 de Novembro de 2009
Os Vereadores da CDU na Câmara Municipal de Beja
Sem comentários:
Enviar um comentário